quarta-feira, 5 de maio de 2010
As algas atuais podem ser classificadas em 2 ou 3 diferentes reinos, com notáveis diferenças entre um autor e outro. Em 1969, R. H. Whittaker (1924-1980) propôs uma nova classificação dos seres vivos em 5 Reinos (New Concepts of Kingdoms of Organisms); segundo esta proposta, universalmente aceita durante muitos anos, teríamos:
As unicelulares procariontes, cianofíceas ou cianobactérias, são classificadas no reino Monera.
As unicelulares eucariontes e seus descendentes mais imediatos, como são as algas pluricelulares filogeneticamente aparentadas, são classificadas no reino Protista ou Proctotista.
São incluídas no reino Plantae, Vegetalia, ou ainda Metaphyta, as algas pluricelulares, autotróficas e fotossintéticas, com cloroplastos e parede celular composta essencialmente de celulose, um polímero de glicose, com substância de reserva característica que é o amido, outro polímero de glicose; isto inclui as algas pluricelulares, divididas em três grandes grupos: clorofíceas (algas verdes), feofíceas (algas pardas) e rodofíceas (algas vermelhas). Pertencem, entre as plantas, ao grupo das talófitas, plantas que possuem o corpo em forma de talo, sem diferenciação de tecidos, e, por isto, organismos que não possuem raízes, caule, folhas, flores ou sementes.
Hoje, o reino Protista inclui os organismos eucariontes unicelulares, como a maioria das algas e os protozoários, e seus descendentes mais imediatos, como são as algas pluricelulares, que se inclui neste grupo por sua estrutura simples e as claras relações com as formas unicelulares. Mas os protistas estão representados por muitas linhas evolutivas cujos limites são difíceis de definir.
O Reino Protoctista foi proposto em substituição ao Reino Protista, que originalmente continha apenas organismos exclusivamente eucariontes e unicelulares, como uma alternativa didática para receber uma grande quantidade de táxons eucariontes unicelulares e pluricelulares que não se encaixavam na definição de animais, plantas ou fungos. É, portanto, um Reino artificial, isto é merofilético, ou seja seus integrantes não possuem um só ancestral comum. Para estes autores, as algas pluricelulares incluidas no reino Vegetal deveriam ser classificadas como Protoctistas. A polêmica exige a postura de que ela faz ciência e que os Protoctista são tão diferentes entre si que provavelmente serão classificados futuramente em vários Reinos.
Algas pertencentes ao reino Monera
As cianofíceas ou cianobactérias são fotossintéticas, podendo viver isoladamente ou em colônias. Quando em colônias, muitas vezes há uma cápsula mucilaginosa que envolve toda a colônia,ocorrendo por vezes também colônias filamentosas, e, no caso do gênero Nostoc formam-se filamentos de células, sendo cada célula um heterocisto (Contêm uma enzima que transforma o N2 em NH3, que depois é incorporado em compostos orgânicos). São autótrofos fotossintetizantes, apresentam clorofila, porém sem cloroplastos e bons assimiladores de do nitrogênio do ar, razão pela qual são consideras pioneiras na instalação das sucessões ecológicas. Reproduzem-se por cissiparidade. São comuns em solo úmido e em rochas, bem como na água, tanto doce quanto salgada. A despeito de serem tradicionalmente conhecidas como algas azuis, podem revelar-se em coloração vermelha, pardas e até negras.
Outrossim, por sua estrutura, estão muito mais próximas das bactérias do que das verdadeiras algas. Apresentam um rudimento de retículo endoplasmático na periferia do seu citoplasma, e nas membranas desse proto-retículo se localizam os pigmentos de clorofila. Não possuem flagelos, embora algumas espécies se locomovam por meio de movimentos oscilatórios. Os principais exemplos pertencem aos gêneros Oscillatoria, Anabaena e Nostoc.
Nostoc
Algas pertencentes ao reino Protista
Euglenófitas
Protistas com dois tipos de nutrição (mixotróficos). Há uma série de semelhanças entre os euglenófilos e os flagelados, como a película envolvente, sem celulose, e que permite alterações de forma e movimentos amebóides, a presença de flagelos e de um vacúolo contrátil, além do tipo de divisão binária longitudinal. Por outro lado, a presença de cloroplastos afasta os euglenófitos dos protozoários, aproximando-se das algas. Os euglenófilos são organismos quase sempre unicelulares, a maioria de água doce. O gênero mais comum é a Euglena. Havendo luz e nutrientes inorgânicos, o processo de nutrição utilizado por esses organismos é a fotossíntese. Eles possuem uma organela fotossensível, o estigma, que orienta o organismo em direção à luz(fototactismo). Na ausência de condições para a fotossíntese, ocorre nutrição heterotrófica. Se o meio não tem alimento , ela passa a fazer fotossíntese , mas se ocorre o contrário ela assume um perfil heterotrófico As euglenófitas representam um pequeno grupo de algas unicelulares que habitam, em sua maioria,a água doce. Contém clorofila a e b e armazenam carboidratos sob forma de uma sustância amilácea não usual, o paramido. As células não apresentam parede celular mas uma série de franjas protéicas flexíveis. Não é conhecido o ciclo sexual.
Euglenófitas
Pirrófitas: são biflagelados unicelulares, muitos marinhos. Possuem paredes nuas ou com celulose. Algumas poucas formas são heterotróficas, mas apresentam também uma parede espessa de celulose, o que nos permite enquadrá-las nessa divisão. Possuem dois sulcos em forma de cinta, cada qual apresentando um flagelo. O batimento desses flagelos provoca no organismo um movimento de pião. Vem desse fato o nome do grupo, pois dinoflagelado significa "flagelado que roda".
Curiosidades
1 -Se Uma Pessoa gritasse Durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, Terios Produzido Energia Suficiente n Aquecer Uma xícara de café ...
2 -Em 10 minutos, hum Furacão Produz Energia Najczesciej Que Fazer Todas as Juntas de Armas Nucleares.
3 -Uma probabilidade de VOCÊ Viver Até os anos 116 e EM UM de 2 bilhões.
4 -Fisicamente lamber o próprio cotovelo É Impossível.
5 -Um Raio atinge Maior do Que Uma temperatura UM da Superfície do sol.
6 -Os raios se movem com média de Velocidade 246 km / Descargas sn polaridade positiva e com 304 km / sn Como Descargas de polaridade negativa.
7 -N º núcleo do Sol, segundo CADA UM, 600 Milhões de Toneladas de hidrogênio se convertem em héio.
8 -Um Pedaço de neutrões Uma estrela de Fazer Tamanho De uma cabeça de alfinete pesaria UM Milhão de Toneladas.
9 -O eco Que ouvimos em certas ocasiões É Devido a repetição de som UM Pela reflexão da onda SUA Sonora.
10 -O grafite do lápis EO diamante hum Possuem MESMA forma química e se diferenciam Unicamente Pela Estrutura Cristalina
CIGARRO o mal que faz a saúde
Valendo-se de estudos epidemiológicos, expertos do Reino Unido determinaram o real impacto sobre a saúde das pessoas.
Consumir um pacote de 10 unidades equivale a viver três horas e 40 minutos menos, enquanto que um cartão completo resta um dia e meio de vida do fumador.
Sempre tem se dito que o tabaco é nocivo para a saúde, que pode produzir câncer e que a longo prazo encurta a vida das pessoas. Um novo estudo realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Bristol na Inglaterra, da mais precisão a estas advertências ao calcular que cada vez que um homem fuma um cigarro esta encurtando sua vida em 11 minutos. Como se fosse pouco, o estudo publicado pela revista cientifica British Medical Journal, afirma que os adictos ao tabaco diminuem em 6,5 anos sua esperança de vida por culpa dos cigarros.
De qualquer forma, este ultimo calculo rege unicamente para pessoas do sexo masculino que começaram a fumar aos 17 anos e não pararam até os 71.
O investigador inglês Richard Mitchell explica que estimaram que se um homem fuma como media 5.722 cigarros anuais a partir dos 17 anos de idade, e não deixa de faze-lo até os 71, haverá consumido um total de 311.688 cigarros em toda a sua vida.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Reino dos fungi
Os fungos são conhecidos como bolores ou mofo; são organismos que não possuem clorofila e podem ser unicelulares ou pluricelulares eles tem vida livre ou não ,podendo viver em lugares úmidos e ricos em matéria orgânica,são eucariontes;portanto possuem células com núcleo celular delimitados por membrana.Possuem também organelas membranosas,como mitocôndrias.As células dos fungos são dotadas de parede celular,como células de plantas.Mas a principal substância da parede celular não é a celulose(como as plantas) é um tipo de carboidrato chamado quitina.Esse carboidrato,a quitina,é um componente também dos esqueleto externo dos artrópodes.
O corpo dos fungos pluricelularesé o organizado por filamentos microscópicos chamados hifa.Elas se entrelaçam formando uma espécie de "massa",que recebe o nome de micélio.
Os fungos apresemtam a reprodução assexuada e sexuada.Os cogumelos-de-chapéu pertecem a um grupo chamado basidiomicetos.
O micélio é formado por um emaranhado de filamentos denominados hifas.Nos fungos terrestres,o micélio se desenvolve sobretudo subterraneamente.Mas hifas fertéis organizam,geralmente no meio aéreo ,uma estrutura chamada corpo de frutificação.Essa estrutura contém um"chapéu" portador de varios esporâgios.Cada esporâgio é uma estrutura ptodutora de unidades de reprodução chamada de esporos.Uma vez produzidos os esporângios,os esporos são eliminados no ambiente ,podendo ser espalhar pela ação do vento,por exemplo.
Os fungos decompositores também chamados saprófitas,nutrem-se de matéria orgânica do corpo de organismos mortos ou de partes ou resíduos de seres vicico eliminados no ambiente,como pele,folhas ,frutos.A ãção decompositora é muito importante para o equilíbrio biológico nos diversos ecossitemas da Terra.
Os fungos que vivem à custa de outros seres vivos,prejudicando-o e pondendo até matá-lo.Muitas das doenças dos vegetais são provocadas por fungos parasitas,como aqueles que atacam as folhas do café ou da soja.
Os fungos mutuálisticos são os que se associam a outros seres e ambos se beneficiam com essa associação.Os liquens,por exemplo,são resultantes de uma associação entre outros fungos e algas.As algas,que têm clorofila,fazem fotossíntese,e parte da matéria orgânica por elas produzidas é aproveitada pelos fungos.Já as hifas dos fungos envolvem as algas,protegendo-as contra a desidratação.
Existem alguns grupos que se destacam por sua importância para os seres humanos que são eles os ficomicetos,os ascomicetos e os basidiomicetos.
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Reino Protista
Os protozoários sçao seres heterótrofos,ou seja,não produzem seu próprio alimento.Eles pode viver isolados ou formar colônias ,ter vida livre ou associar-se a outros organismos,e habitam os mais variados tipos de ambientes.Algumas,são parasitas de outro seres.
-->Flagelados:são protozoários dotados de um ou mais flagelos.Os flagelos são longos filamentos que vibram e permitem a locomoção desses seres em meio líquido.
-->Ciliados:são protozoários portadores de pequenos filamentos em volta do corpo,chamados cílios.O movimento dos cílios permitem a locomoção desses seres.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Reino monera
Os moneras são todos os seres vivos unicelulares e procariontes,isto é,sem núcleo organizado,individualizado por membrana.Seu material genetico se encontra disperso no hialoplasma.Nesse reino incluem-se as bactérias e as cianobactérias.Além de não ter o núcleo individualizado,a célula das moneras não apresentam organelas membranosas como mitocondrias e cloroplastos.
As bactérias
As bactérias possuem uma só organela que é chamada de ribossomos,que é onde ocorre a produção de proteínas.Elas são encontradas em todos os ecossitemas do planeta,esses seres são microscopicos e geralmente são menores que 8 micrômetros de comprimento.Esses seres são classificados em:
-->espirilo:tem forma espirilada,com várias espirilas;
-->coco:tem forma arredondada;
As bactérias podem ser autotrofas ou heterotrofas.as autotrofas são relativamente raras;elas conseguem sintetizar seu alimento através da fotossíntese.As heterotrofas são mais abundantes;elas obtêm de outros seres vivios o seu alimento como restos orgânicos,etc.
As bactérias podem se reproduzir com muita rapidez,dando origem a um número muito grande de descendentes em apenas algumas horas.A maioria delas reproduz-se assexuadamente,por cissiparidade,também chamada divisão diples ou bipartição.Nesse caso,cada bactéria se divide em duas outras bacterias geneticamente iguais.Em algumas espécies de bacterias pode ocorrer recombinação de material genético.É o caso da conjugação,fenomeno descoberto quando duas variedades geneticamente diferentes da bacteria Escherichia coli forma criadas juntas.Nesse processo,duas bacterias geneticamente diferentes se unem por meio de pontes citoplasmáticas.Uma delas,a bacterias doadora,injeta oarte de seu material genetico na outra,a bacteria receptora.
terça-feira, 16 de março de 2010
DENGUE
Denomina-se dengue a enfermidade causada por um arbovírus da família Flaviviridae, gênero Flavivirus, que inclui quatro tipos imunológicos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três.
A dengue tem, como hospedeiro vertebrado, o homem e outros primatas, mas somente o primeiro apresenta manifestação clínica da infecção e período de viremia de aproximadamente sete dias. Nos demais primatas, a viremia é baixa e de curta duração.
Provavelmente, o termo dengue é derivado da frase swahili "ki dengu pepo", que descreve os ataques causados por maus espíritos e, inicialmente, usado para descrever enfermidade que acometeu ingleses durante epidemia, que afetou as Índias Ocidentais Espanholas em 1927-1928. Foi trazida para o continente americano a partir do Velho Mundo, com a colonização no final do século XVIII. Entretanto, não é possível afirmar, pelos registros históricos, que as epidemias foram causadas pelos vírus da dengue, visto que seus sintomas são similares aos de várias outras infecções, em especial, a febre amarela.
*TIPOS DE DENGUE:
- Infecção InaparenteA pessoa está infectada pelo vírus, mas não apresenta nenhum sintoma. A grande maioria das infecções da dengue não apresenta sintomas. Acredita-se que de cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas ficam doentes.
- Dengue ClássicaA Dengue Clássica é uma forma mais leve da doença e semelhante à gripe. Geralmente, inicia de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintomas.Os sintomas da Dengue Clássica duram até uma semana. Após este período, a pessoa pode continuar sentindo cansaço e indisposição.
- Dengue HemorrágicaA Dengue Hemorrágica é uma doença grave e se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a Dengue Clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pelo e nos órgãos internos. A Dengue Hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.Na Dengue Hemorrágica, assim que os sintomas de febre acabam a pressão arterial do doente cai, o que pode gerar tontura, queda e choque. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.
- Síndrome de Choque da DengueEsta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência. Neste tipo de apresentação da doença, há registros de várias complicações, como alterações neurológicas, problemas cardiorrespiratórios, insuficiência hepática, hemorragia digestiva e derrame pleural
Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade.
terça-feira, 9 de março de 2010
essa imagem mostra um elemento e um exemplo do reino vegetal,essa planta é o musgo.
essa imagem mostra um elemento e um exemplo do reino fungi,esse fungo é chamado levadura.
essa imagem mostra um elemento e um exemplo do reino protista, o nome desse elemento é o Paramércios .
essa imagem mostra um elemento e um exemplo do reino monera,e isso são bacterias.
capítulo 5
Antigamente, os seres vivos eram classificados em dois Reinos : Animal e Vegetal. Agora, temos cinco reinos onde classifica-se todos os seres vivos. Exceto os vírus, que não possuem Reino. Pois são seres tão diferentes- por exemplo não são formados por células- que não estão em nenhum Reino.
Reino Monera - Bactérias
Seres vivos unicelulares, com células procariontes, autotróficos ( capazes de fazer a fotossíntese e produzir o seu próprio alimento) ou heterotróficos ( não fazem a fotossíntese e se alimentam de outros seres vivos).
Exemplos: Bactérias e Algas Azuis ( ou Cianobactérias).
Exemplos: Amebas e Paramércios
Exemplos : Cogumelos e leveduras
Seres vivos pluricelulares, com células eucariontes e heterotróficos.
Exemplos: Homem, elefante, barata
Seres com células eucariontes, pluricelulares e autotróficos.
Exemplos : Musgo, samambaia e margarida.
segunda-feira, 1 de março de 2010
a origem dos coacervados
Segundo a Teoria de Oparin existiam coacervados formados de diversas maneiras. Os mais instáveis quebraram e se desfizeram. Outros uniram-se de outras formas e a moléculas inorgânicas, formando coacervados complexos. É possível que em algumas dessas milhares de combinações que podem ter ocorrido, alguns coacervados tenham se tornado mais estáveis.[1]
Ao mesmo tempo, formou-se no oceano um "caldo quente" composto por coacervados e outros tipos de matéria orgânica, assim como substâncias inorgânicas. Isso possibilitou a sobrevivência dos coarcevados,que precisavam de energia inicialmente obtida dos raios ultravioleta e descargas elétricas e posteriormente passou a ser obtida de forma bioquímica (açúcares, matéria orgânica em geral).