quarta-feira, 5 de maio de 2010

As algas pluricelulares

As algas atuais podem ser classificadas em 2 ou 3 diferentes reinos, com notáveis diferenças entre um autor e outro. Em 1969, R. H. Whittaker (1924-1980) propôs uma nova classificação dos seres vivos em 5 Reinos (New Concepts of Kingdoms of Organisms); segundo esta proposta, universalmente aceita durante muitos anos, teríamos:
As unicelulares procariontes, cianofíceas ou cianobactérias, são classificadas no reino Monera.
As unicelulares eucariontes e seus descendentes mais imediatos, como são as algas pluricelulares filogeneticamente aparentadas, são classificadas no reino Protista ou Proctotista.
São incluídas no reino Plantae, Vegetalia, ou ainda Metaphyta, as algas pluricelulares, autotróficas e fotossintéticas, com cloroplastos e parede celular composta essencialmente de celulose, um polímero de glicose, com substância de reserva característica que é o amido, outro polímero de glicose; isto inclui as algas pluricelulares, divididas em três grandes grupos: clorofíceas (algas verdes), feofíceas (algas pardas) e rodofíceas (algas vermelhas). Pertencem, entre as plantas, ao grupo das talófitas, plantas que possuem o corpo em forma de talo, sem diferenciação de tecidos, e, por isto, organismos que não possuem raízes, caule, folhas, flores ou sementes.
Hoje, o reino Protista inclui os organismos eucariontes unicelulares, como a maioria das algas e os protozoários, e seus descendentes mais imediatos, como são as algas pluricelulares, que se inclui neste grupo por sua estrutura simples e as claras relações com as formas unicelulares. Mas os protistas estão representados por muitas linhas evolutivas cujos limites são difíceis de definir.
O Reino Protoctista foi proposto em substituição ao Reino Protista, que originalmente continha apenas organismos exclusivamente eucariontes e unicelulares, como uma alternativa didática para receber uma grande quantidade de táxons eucariontes unicelulares e pluricelulares que não se encaixavam na definição de animais, plantas ou fungos. É, portanto, um Reino artificial, isto é merofilético, ou seja seus integrantes não possuem um só ancestral comum. Para estes autores, as algas pluricelulares incluidas no reino Vegetal deveriam ser classificadas como Protoctistas. A polêmica exige a postura de que ela faz ciência e que os Protoctista são tão diferentes entre si que provavelmente serão classificados futuramente em vários Reinos.
Algas pertencentes ao reino Monera
As cianofíceas ou cianobactérias são fotossintéticas, podendo viver isoladamente ou em colônias. Quando em colônias, muitas vezes há uma cápsula mucilaginosa que envolve toda a colônia,ocorrendo por vezes também colônias filamentosas, e, no caso do gênero Nostoc formam-se filamentos de células, sendo cada célula um heterocisto (Contêm uma enzima que transforma o N2 em NH3, que depois é incorporado em compostos orgânicos). São autótrofos fotossintetizantes, apresentam clorofila, porém sem cloroplastos e bons assimiladores de do nitrogênio do ar, razão pela qual são consideras pioneiras na instalação das sucessões ecológicas. Reproduzem-se por cissiparidade. São comuns em solo úmido e em rochas, bem como na água, tanto doce quanto salgada. A despeito de serem tradicionalmente conhecidas como algas azuis, podem revelar-se em coloração vermelha, pardas e até negras.
Outrossim, por sua estrutura, estão muito mais próximas das bactérias do que das verdadeiras algas. Apresentam um rudimento de retículo endoplasmático na periferia do seu citoplasma, e nas membranas desse proto-retículo se localizam os pigmentos de clorofila. Não possuem flagelos, embora algumas espécies se locomovam por meio de movimentos oscilatórios. Os principais exemplos pertencem aos gêneros Oscillatoria, Anabaena e Nostoc.
Nostoc
Algas pertencentes ao reino Protista
Euglenófitas
Protistas com dois tipos de nutrição (mixotróficos). Há uma série de semelhanças entre os euglenófilos e os flagelados, como a película envolvente, sem celulose, e que permite alterações de forma e movimentos amebóides, a presença de flagelos e de um vacúolo contrátil, além do tipo de divisão binária longitudinal. Por outro lado, a presença de cloroplastos afasta os euglenófitos dos protozoários, aproximando-se das algas. Os euglenófilos são organismos quase sempre unicelulares, a maioria de água doce. O gênero mais comum é a Euglena. Havendo luz e nutrientes inorgânicos, o processo de nutrição utilizado por esses organismos é a fotossíntese. Eles possuem uma organela fotossensível, o estigma, que orienta o organismo em direção à luz(fototactismo). Na ausência de condições para a fotossíntese, ocorre nutrição heterotrófica. Se o meio não tem alimento , ela passa a fazer fotossíntese , mas se ocorre o contrário ela assume um perfil heterotrófico As euglenófitas representam um pequeno grupo de algas unicelulares que habitam, em sua maioria,a água doce. Contém clorofila a e b e armazenam carboidratos sob forma de uma sustância amilácea não usual, o paramido. As células não apresentam parede celular mas uma série de franjas protéicas flexíveis. Não é conhecido o ciclo sexual.
Euglenófitas
Pirrófitas: são biflagelados unicelulares, muitos marinhos. Possuem paredes nuas ou com celulose. Algumas poucas formas são heterotróficas, mas apresentam também uma parede espessa de celulose, o que nos permite enquadrá-las nessa divisão. Possuem dois sulcos em forma de cinta, cada qual apresentando um flagelo. O batimento desses flagelos provoca no organismo um movimento de pião. Vem desse fato o nome do grupo, pois dinoflagelado significa "flagelado que roda".

2 comentários:

  1. Muito boa essa postagem, mas eu tenho uma curiosidade:vocês poderiam me passar a classificação taxonômica das algas pluricelulares, se possível.Eu aguardo a resposta de vocês, e parabéns pelo blog, está cada vez melhor.

    Postado por Helorya n°12 7° E

    ResponderExcluir
  2. a postagem esta muito legal mais ta muito um em cima do outro sem espaço fica ruim de ler mais fora isso o blog esta muito bom

    ResponderExcluir